Biografia
Aza Njeri (Viviane Moraes) é doutora em Literaturas Africanas/UFRJ, pós-doutora em Filosofia Africana/UFRJ, coordena o Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Laboratório de História das Experiências Religiosas/UFRJ e o Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa/UFRJ.
É professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Letras da PUC-RJ e professora de Filosofia Africana na pós-graduação em História da África no Instituto Pretos de Pesquisa e Memória Pretos Novos/RJ.
Sua produção acadêmica é focada em estudos de África e Afrodiáspora no que tange cultura, história, literatura, filosofia, teatro, artes e mulherismo africana.
Desenvolve trabalho de dramaturgia, roteiro e interface e crítica teatral e literária, com artigos críticos publicados em sua coluna no site Rio Encena e na coluna no Coletivo Indra , além de integrar o premiado Segunda Black e o Fórum de Performance Negra-RJ.
Enquanto artista trabalha a palavra como organismo vivo, tanto em seus poemas que integram a obra Rasgos (2017), quanto no livro infantil “A Luz de Aisha” e nas performances visuais que produz.
Possui o canal de divulgação científica sobre África e Afrodiáspora no YouTube (https://www.youtube.com/azanjeri) e o podcast “Socorro Comadre!” disponível na plataforma OláPodcast.